A Polícia Militar do Maranhão, através do 11º Batalhão, registrou de 27 a 29 de Novembro a apreensão de mais quatro armas de fogo. Neste ano o 11º BPM já contabiliza 214 armas de fogo apreendidas, em relação aos anos anteriores esses números já batem todos os recordes. Tudo isso graças à ação diuturna da PM no combate a criminalidade.
A primeira arma de fogo, um revolver calibre 22, foi apreendida na Rua 06, bairro Cidade Nova, com o individuo identificado como VALDERLAN ANDRADE DE OLIVEIRA (19 anos) que disparou contra um desafeto seu. Na ação VALDERLAN foi contido e agredido por populares que presenciaram o fato. A guarnição da PM foi acionada, apreendeu a arma e conduziu o acusado a autoridade competente.
A segunda arma, um revolver calibre 38, foi apreendida na Rua 30 do Parque Piauí, com dois indivíduos eu pilotavam uma motocicleta, ao avistarem a guarnição do ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Moto), tentaram fugir, mas logo foram alcançados e presos após perderem o controle da moto e caírem. No momento da perseguição, segundo a PM, os indivíduos tentaram se desfazer da arma, arremessando-a debaixo de um carro. Os conduzidos identificados como ANTONIO CARLOS GONÇALVES DA SILVA(20 anos), e o menor J.D.S.F. foram encaminhados para a UPA para receber atendimento médico em seguida foram apresentados na central de flagrantes.
A terceira arma, um revolver calibre 22, Rossi, foi apreendida na Avenida Boa Vista, no Bairro São Francisco, na ação os Policiais do ROCAM abordaram dois indivíduos que apresentaram atitude suspeita, despertando a desconfiança da guarnição, que os abordaram para uma revista pessoal, momento em que localizam a arma de fogo, os dois identificados como menores de idade foram apreendidos e encaminhados a central de Flagrantes.
A quarta arma apreendida de fabricação artesanal, foi encontrada com JOSÉ EDUARDO SILVA SANTOS (21 anos), que após disparar várias vezes contra um desafeto em um clube de festa, foi detido e preso por populares e entregue a guarnição da policia militar de Timon.
Você sabia?
A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foi criada em 5 de novembro de 1982 no 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA) da Polícia Militar do Estado de São Paulo com a finalidade principal de atuar nos centros comerciais e bancários visando apoiar as OPM de área.